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Forca-servidor/sala.js

314 lines
10 KiB
JavaScript

/*
Força: um (livre) clone do jogo Forca
Copyright (C) 2020 luca0N!
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it under the terms of the GNU General Public License as published by
the Free Software Foundation, either version 3 of the License, or
(at your option) any later version.
This program is distributed in the hope that it will be useful,
but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
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GNU General Public License for more details.
You should have received a copy of the GNU General Public License
along with this program. If not, see <https://www.gnu.org/licenses/>.
Entre em contato comigo por e-mail via <luca0n@luca0n.com>.
*/
class Sala {
/**
* Objeto Sala.
* @param string sala O nome da sala.
* @param Array A lista de clientes.
* @param string O apelido do líder.
* @param string O estado da sala.
*/
constructor(sala, clientes, líder, estado, opções){
this.sala = sala;
this.clientes = clientes;
this.opções = opções;
this.uas = Date.now(); // Última Ação Significante: marca o tempo em que um último evento significante tenha acontecido. Caso este evento tenha acontecido muito tempo atrás, esta sala será apagada.
this.líder = líder === undefined ? clientes[0].apelido : líder;
this.estado = estado === undefined ? "AGUARDANDO_JOGADORES" : estado;
this.pontuaçãoMeta = 0;
this.tin = 0; // tentativas incorretas
this.jfr = []; // fila de jogadores para rodadas
this.banidos = [];
}
/**
* Inicia uma nova partida nesta sala.
* @since 19 de outubro de 2020.
*/
novaPartida(){
this.estado = 'EM_PARTIDA';
// Popular a fila JFR.
this.jf = [];
let tmpJf = [];
for (let x = 0; x < this.clientes.length; x++)
if (this.clientes[x].apelido !== this.vezDe)
tmpJf.push(this.clientes[x].apelido);
for (let x = tmpJf.length; x > 0; x--){
// Pegar um jogador aleatório da fila.
let num = Sala.gerarNúmeroAleatório(tmpJf.length);
this.jf.push(tmpJf[num]);
tmpJf.splice(num, 1);
}
let tmpJfr = []; // JFR temporária, utilizado para popular a JFR verdadeira.
for (let x = 0; x < this.clientes.length; x++)
tmpJfr.push(this.clientes[x].apelido);
for (let x = tmpJfr.length; x > 0; x--){
// Pegar um jogador aleatório da fila.
let num = Sala.gerarNúmeroAleatório(tmpJfr.length);
this.jfr.push(tmpJfr[num]);
tmpJfr.splice(num, 1);
}
this.novaRodada();
}
/**
* Inicia uma nova rodada nesta sala, escolhendo um jogador aleatório.
* @returns null
* @since 05 de novembro de 2020.
*/
novaRodada(){
this.lei = []; // Letras escolhidas inexistentes
this.lee = []; // Letras escolhidas existentes
this.pei = []; // Palavras escolhidas inexistentes
this.ldc = []; // Letras descobertas
this.jpa = null; // Jogador que escolheu a palavra atual (Jogador Palavra Atual)
this.palavra = null;
this.tin = 0;
// Vamos escolher um jogador aleatório.
if (this.jfr.indexOf(this.vezDe) === this.jfr.length - 1)
// Fim da fila JFR atingido. Voltar para o começo.
this.vezDe = null;
this.vezDe = this.vezDe === undefined || this.vezDe === null ? this.jfr[0] : this.jfr[this.jfr.indexOf(this.vezDe) + 1]; // Escolher o primeiro jogador na fila caso o limite tenha sido atingido, ou escolher o próximo jogador na fila caso contrário.
}
/**
* Retorna o próximo item da fila JF.
* @returns String O próximo item da fila JF.
* @since 02/01/2020
*/
próxItemJf(){
let pv1 = this.jf[this.jf.indexOf(this.termoVezDe) + 1];
if (pv1 !== undefined)
return pv1;
return this.jf[0];
}
/**
* Calcula e define a quantidade de letras na palavra atual.
* @since 23 de outubro de 2020.
*/
definirPalavraLetrasQtd(){
let letrasQtd = 0;
for (let x = 0; x < this.palavra.length; x++)
if (this.palavra[x] !== ' ')
letrasQtd++;
this.palavraLetrasQtd = letrasQtd;
}
/**
* Deduz se é possível que um jogador descubra a palavra atual baseado na quantidade de letras descobertas da palavra.
* @returns boolean Verdadeiro caso mais de 75% da palavra tenha sido descoberto ou caso apenas falte uma letra para descobrir a palavra inteira.
* @since 23 de outubro de 2020.
*/
possívelDescoberta(){
let ld = 0;
for (let x = 0; x < this.palavra.length; x++)
if (this.ldc[x] !== undefined)
ld++;
// Pelo menos 75% da palavra deve ter sido descoberta para retornar o evento de descoberta de palavra.
// Caso a palavra seja pequena, então pelo menos uma letra restante deve estar faltando.
if(ld / this.palavraLetrasQtd >= 0.75){
return true;
} else {
// Menos de 75% da palavra foi descoberta. Caso apenas uma letra esteja faltando, então retornar verdadeiro de qualquer maneira.
return this.palavraLetrasQtd - 1 === ld;
}
}
/**
* Retorna uma lista contendo as posições dos espaços na palavra atual.
* @param String busca O alvo para procurar na palavra atual.
* @returns Array Lista contendo as posições dos espaços na palavra atual.
* @since 22 de outubro de 2020.
*/
procurar(busca){
let espaços = [];
for (var x = 0; x < this.palavra.length; x++){
if (this.palavra[x] === busca)
espaços.push(x);
}
return espaços;
}
/**
* Esta função processa o termo enviado por um jogador.
* @param string termo O termo enviado pelo jogador escolhido.
* @returns "LETRA_INEXISTENTE" caso a letra inserida não exista na palavra atual; "LETRAS_PREENCHIDAS" caso a letra inserida apareça na palavra atual.
* @since 19 de outubro de 2020.
*/
processarTermo(termo){
termo = termo.toUpperCase();
let resultadoTermo = { letrasPreenchidas: 0, resultado: null };
if (termo.length === 1){
// Este termo já foi enviado?
if (this.lee.indexOf(termo) !== -1
|| this.lei.indexOf(termo) !== -1)
resultadoTermo.resultado = "LETRA_JÁ_ESCOLHIDA";
// A palavra escolhida possui a letra enviada?
else if (this.palavra.indexOf(termo) === -1){
this.lei.push(termo);
resultadoTermo.resultado = "LETRA_INEXISTENTE";
} else {
resultadoTermo.letrasPreenchidas = this.preencherCampos(termo);
this.lee.push(termo);
resultadoTermo.resultado = "LETRAS_PREENCHIDAS";
}
return resultadoTermo;
} else {
// Esta palavra já foi enviada?
if (this.pei.indexOf(termo) !== -1){
resultadoTermo.resultado = "PALAVRA_JÁ_ESCOLHIDA";
return resultadoTermo;
}
this.pei.push(termo);
let palavraCorreta = this.palavra === termo;
resultadoTermo.resultado = palavraCorreta ? "PALAVRA_CORRETA" : "PALAVRA_INCORRETA";
if (palavraCorreta){
for(var x = 0; x < this.palavra.length; x++)
if (this.ldc[x] === undefined)
resultadoTermo.letrasPreenchidas++;
}
}
return resultadoTermo;
}
/**
* Gera um jogador aleatório. Esta função é utilizada para escolher a vez de alguma pessoa aleatoriamente sem ecolher pessoas que já foram escolhidas.
* @returns string O apelido do jogador escolhido.
* @since 19 de outubro de 2019.
*/
gerarJogadorAleatório(){
// Se todos os jogadores já tiverem sido escolhidos, então redefinir a fila de jogadores.
if (this.jf.length === this.clientes.length - 1)
this.jf = [];
var clientesPossíveis = [];
for (var x = 0; x < this.clientes.length; x++){
var ca = this.clientes[x]; // Cliente atual
if (ca.apelido !== this.jpa // A pessoa que escolheu a palavra não pode ser escolhida.
&& this.jf.indexOf(ca.apelido) === -1) { // Jogadores que já foram escolhidos não podem ser escolhidos novamente.
clientesPossíveis.push(ca.apelido);
}
}
var je = clientesPossíveis[Sala.gerarNúmeroAleatório(clientesPossíveis.length)]; // Jogador escolhido
return je;
}
/**
* Gera um jogador aleatório para uma nova rodada.
* @returns String O apelido do jogador escolhido.
* @since 25 de dezembro de 2020.
*/
gerarJogadorAleatórioRodada(){
// Se todos os jogadores já tiverem sido escolhidos, então redefinir a fila de jogadores.
if (this.jfr.length === this.clientes.length - 1)
this.jfr = [];
let clientesPossíveis = [];
for (let x = 0; x < this.clientes.length; x++){
let ca = this.clientes[x]; // Cliente atual
if (this.jfr.indexOf(ca.apelido) === -1) // Jogadores que já foram escolhidos não podem ser escolhidos novamente.
clientesPossíveis.push(ca.apelido);
}
let je = clientesPossíveis[Sala.gerarNúmeroAleatório(clientesPossíveis.length)]; // Jogador escolhido
return je;
}
/**
* Preenche os campos com a letra especificada.
* @param string letra A letra desejada.
* @since 19 de outubro de 2020.
*/
preencherCampos(letra){
let qtd = 0; // quantidade de campos preenchidos
for (let x = 0; x < this.palavra.length; x++){
if (this.palavra[x] === letra){
this.ldc[x] = letra;
qtd++;
}
}
return qtd;
}
/**
* Retorna o vencedor da partida atual caso exista.
* @returns Object O cliente do jogador que venceu a partida ou nulo caso não há um vencedor.
* @since 23 de dezembro de 2020.
*/
receberVencedor(){
let pv = []; // Lista de possíveis vencedores. Adicionar jogadores que ultrapassaram a meta aqui. Caso mais de um cliente seja adicionado aqui, então conceder vitória ao jogador que tiver a maior quantidade de pontos ou retornar nulo caso houve um empate.
for (let x = 0; x < this.clientes.length; x++)
if (this.clientes[x].pontos >= this.pontuaçãoMeta)
pv.push(this.clientes[x]);
if (pv.length === 1)
return pv[0];
else if (pv.length === 0)
return null;
else {
pv.sort(function (a, b){
return b.pontos - a.pontos;
});
// Houve um empate?
return pv[0].pontos === pv[1].pontos ? null // Houve um empate; retornar nulo.
: pv[0]; // Não houve um empate. Retornar o cliente que ficou no topo.
}
}
/**
* Checa se o endereço dado está banido nesta sala.
* @param String endereço O endereço remoto do cliente.
* @returns Verdadeiro caso o endereço esteja banido nesta sala, falso caso contrário.
* @since 24 de dezembro de 2020.
*/
banido(endereço){
for (let x = 0; x < this.banidos.length; x++)
if (this.banidos[x] === endereço)
return true;
return false;
}
/**
* Gera um número aleatório baseado no argumento providenciado.
* @param int máximo O número máximo desejado.
* @since 15 de outubro de 2020.
*/
static gerarNúmeroAleatório(máximo){
var rnd = Math.random();
var num = Math.floor(rnd * máximo);
return num;
}
}
module.exports = Sala;