This repository has been archived on 2021-01-05. You can view files and clone it, but cannot push or open issues or pull requests.
Forca-servidor/index.js

845 lines
32 KiB
JavaScript

/*
Força: um (livre) clone do jogo Forca
Copyright (C) 2020-2021 luca0N!
This program is free software: you can redistribute it and/or modify
it under the terms of the GNU General Public License as published by
the Free Software Foundation, either version 3 of the License, or
(at your option) any later version.
This program is distributed in the hope that it will be useful,
but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. See the
GNU General Public License for more details.
You should have received a copy of the GNU General Public License
along with this program. If not, see <https://www.gnu.org/licenses/>.
Entre em contato comigo por e-mail via <luca0n@luca0n.com>.
*/
const WebSocket = require('ws');
const https = require('https');
const fs = require('fs');
const Query = require('./query.js');
const Client = require('./client.js');
const Room = require('./room.js');
const Util = require('./util.js');
const Pontos = require('./pontuação.js');
var vars = JSON.parse(fs.readFileSync('config.json', 'UTF8')).vars;
var versão = "v1.1";
const server = https.createServer({
cert: fs.readFileSync('/etc/letsencrypt/live/luca0n.com/fullchain.pem'),
key: fs.readFileSync('/etc/letsencrypt/live/luca0n.com/privkey.pem')
});
const wss = new WebSocket.Server({ server });
server.listen(vars["server.port"]);
var clientes = [],
salas = [];
console.log("Servidor Força, " + versão);
var filtros = JSON.parse(fs.readFileSync('filtro.json', 'UTF8'));
var ids = {};
ids.pings = setInterval(verificarPings, vars["misc.time.pings"]);
ids.checarInativos = setInterval(checarInativos, vars["misc.time.checkAfk"]);
console.log('Disponível.');
wss.on('connection', ws => {
//var end = ws._socket.remoteAddress;
let cliente = new Client(ws._socket.remoteAddress, undefined, ws);
cliente.opções = JSON.parse(JSON.stringify(vars["client.options.default"])); // Definir opções padrão
console.log('Nova conexão! Fonte: ' + cliente.address);
let aguardandoEntrada = true;
ws.on('message', msg => {
console.log(' <' + cliente.address + '> ' + msg);
try {
resposta = JSON.parse(msg);
} catch (e){
// A resposta enviada não está no formato JSON válido.
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "RESPOSTA_CORROMPIDA" )));
return;
}
if (aguardandoEntrada){
aguardandoEntrada = false;
cliente.apelido = resposta.source.split('.')[1];
// Problema #2: O apelido é válido?
let apelidoRegex = /[^A-Za-z0-9_]/g;
if (
cliente.apelido.length < 3 // O apelido tem menos que três caracteres?
|| cliente.apelido.length > 16 // O apelido tem mais que 16 caracteres?
|| apelidoRegex.exec(cliente.apelido) !== null // O apelido contém algum caractere que não seja permitido?
|| Util.filtrarMensagem(cliente.apelido, filtros) != cliente.apelido // O apelido contém termos filtrados?
){
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "NOME_ILEGAL" )));
ws.terminate();
}
}
let roomObj = cliente.sala !== undefined ? pesquisarSala(cliente.sala) : undefined;
// Interpretar a mensagem do cliente.
switch (resposta.request){
case "JOIN":{
// Entrar em uma sala ou criar ela caso inexistente.
// O parâmetro extra "sala" é necessário. Caso inexistente, retornar um erro ao cliente.
let room = resposta.extra.room,
roomNo,
adicionarCliente = false;
if (room === undefined){
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", undefined, { motivo: "PARÂMETRO_FALTANDO"})));
break;
}
// Problema #2: O apelido é válido?
let roomRegex = /[^a-z0-9]/g;
if (
room.length < 3 // O nome tem menos que três caracteres?
|| room.length > 8 // O nome tem mais que 16 caracteres?
|| roomRegex.exec(room) !== null // O nome contém algum caractere que não seja permitido?
|| Util.filtrarMensagem(room, filtros) != room // O nome contém termos filtrados?
){
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "NOME_ILEGAL" )));
ws.terminate();
}
// Agora que verificamos que os parâmetros necessários foram providenciados, vamos verificar a existência da sala.
if (salaExiste(room)){
roomObj = pesquisarSala(room);
// Encontrar a sala existente na lista de salas.
for (var x = 0; x < salas.length; x++){
if (salas[x].sala === room){
//salas[x].clientes.push(cliente);
roomNo = x;
adicionarCliente = true;
roomObj = salas[x];
break;
}
}
// O IP do cliente está banido?
if (roomObj.banido(cliente.socket.remoteAddress)){
ws.send(JSON.stringify(new Query("FATAL", "SERVER", "BANNED")));
return;
}
// A sala está em partida?
if (roomObj.estado === "IN_SESSION"){
ws.send(JSON.stringify(new Query("FATAL", "SERVER", "ROOM_IN_SESSION")));
return;
}
// A sala está cheia?
let limiteJogadores = vars["room.clients.max"];
if (roomObj.clientes.length >= limiteJogadores){
// A sala está cheia. Retornar um código de erro ao jogador.
ws.send(JSON.stringify(new Query("FATAL", "SERVER", "ROOM_FULL")));
return;
}
// Gerar uma lista com os apelidos dos clientes conectados.
let jogadores = [];
for (let x = 0; x < roomObj.clientes.length; x++){
let jogadorApelido = roomObj.clientes[x].apelido;
// Verificar se já existe um usuário com o mesmo apelido na sala.
if (jogadorApelido === cliente.apelido){
// Alertar o cliente.
ws.send(JSON.stringify(new Query("FATAL", "SERVER", "NICKNAME_IN_USE")));
// Fechar a conexão.
ws.terminate();
return;
}
jogadores.push(jogadorApelido);
}
// Retornar um código de sucesso ao cliente, incluindo a lista de jogadores conectados, estado e o líder da sala.
ws.send(JSON.stringify(new Query("SUCCESSFUL", "SERVER", "ROOM_EXISTS", { options: roomObj.opções, leader: roomObj.líder, roomStatus: roomObj.estado, players: jogadores })));
} else {
// A sala não existe. Vamos criar ela e adicionar o usuário nela.
// salas.push(new Room(sala, [cliente]));
// Retornar um código de sucesso ao cliente.
ws.send(JSON.stringify(new Query("SUCCESSFUL", "SERVER", "ROOM_CREATED")));
}
cliente.sala = room;
clientes.push(cliente);
if (roomObj !== undefined){
salas[roomNo].clientes.push(cliente);
roomObj = salas[roomNo];
} else {
let salaNova = new Room(room, [cliente], undefined, undefined, JSON.parse(JSON.stringify(vars["room.options.default"])));
salaNova.pontuaçãoMeta = vars['room.score.target'];
salas.push(salaNova);
roomObj = salaNova;
}
console.log(' [' + cliente.address + '] Conexão estabelecida.');
// Alertar todos os jogadores sobre a entrada do jogador.
alertarClientesEvento('EVENT_PLAYER_JOINED', room, { apelido:cliente.apelido });
if (roomObj !== undefined)
// A sala possui a quantidade suficiente de jogadores para iniciar?
verificarPossibilidadeDePartida(roomObj);
break;
}
case "ENVIAR_MENSAGEM":{
// Verificar se a mensagem desejada foi providenciada pelo cliente.
if (resposta.extra.mensagem === undefined){
// A mensagem não foi providenciada pelo cliente. Retornar uma resposta de erro para o cliente.
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "PARAMETRO_FALTANDO")));
return;
}
// Verificar se a mensagem excede o limite de caracteres proposto pelo cliente.
if (resposta.extra.mensagem.length > 128) {
// Cancelar este pedido e retornar uma mensagem de erro para o cliente.
ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "MENSAGEM_MUITO_LONGA")));
return;
}
cliente.uas = Date.now();
var mensagem = '<' + cliente.apelido + '> ' + resposta.extra.mensagem;
// Enviar a mensagem para todos os clientes.
alertarClientesEvento('EVENT_PLAYER_MESSAGE', cliente.sala, { apelido: cliente.apelido, mensagem: mensagem });
break;
}
case "START_MATCH":{
// O cliente que está tentando iniciar a partida é do líder?
if (roomObj.líder !== cliente.apelido){
// Este cliente não é do líder da sala. Retornar um erro ao cliente e cancelar a tarefa.
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SEM_PERMISSÃO")));
break;
}
// A sala já está em partida?
if (roomObj.estado === "IN_SESSION"){
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "IN_SESSION")));
break;
}
cliente.uas = Date.now();
roomObj.uas = Date.now();
// Agora que verificamos que o cliente é do líder da sala, vamos enviar a todos os usuários um evento alertando sobre o início da partida.
roomObj.novaPartida();
alertarClientesEvento("EVENT_ROOM_STATUS_CHANGED", cliente.sala, { roomStatus: roomObj.estado });
// E vamos alertar todos os clientes sobre o jogador escolhido.
alertarClientesEvento("EVENT_PLAYER_CHOSEN", cliente.sala, { nickname: roomObj.vezDe });
break;
}
case "ESCOLHER_PALAVRA":{
// A sala está em partida?
if (roomObj.estado !== "IN_SESSION"){
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SALA_ESTADO_NÃO_EM_PARTIDA")));
break;
}
// Verificar se é realmente a vez do cliente que enviou este pedido.
if (roomObj.vezDe !== cliente.apelido){
// Não é a vez deste cliente!
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SEM_PERMISSÃO")));
break;
}
// Certo, é a vez deste cliente.
// A palavra enviada está vazia?
if (resposta.extra.palavra.replace(/ /g, "") === ""){
ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "PALAVRA_OU_TEMA_PROIBIDO")));
return;
}
// Verificar tamanho da palavra.
if (resposta.extra.palavra.length < vars["game.term.size.min"]
|| resposta.extra.palavra.length > vars["game.term.size.max"]){
ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "TERMO_INVÁLIDO", { erroDescrição: "PALAVRA_TAMANHO_INVÁLIDO" })));
return;
}
// Verificar tamanho do tema.
if (resposta.extra.tema.length < vars["game.theme.size.min"]
|| resposta.extra.tema.length > vars["game.theme.size.max"]){
ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "PALAVRA_OU_TEMA_PROIBIDO", { erroDescrição: "TEMA_TAMANHO_INVÁLIDO" })));
return;
}
// Verificar palavra via expressão regular.
let palavraRegexIlegal = new RegExp(vars["palavra.regex.caracteresIlegais"], 'g');
if (palavraRegexIlegal.test(resposta.extra.palavra)){
ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "PALAVRA_OU_TEMA_PROIBIDO", { erroDescrição: "PALAVRA_CARACTERES_ILEGAIS" })));
return;
}
cliente.uas = Date.now();
roomObj.uas = Date.now();
// A sala está com o filtro de temas adultos habilitado?
if (roomObj.opções["game.filter.matureThemes.enabled"]){
// Verificar se esta palavra está filtrada.
let palavraFiltrada = Util.filtrarMensagem(resposta.extra.palavra, filtros);
let temaFiltrado = Util.filtrarMensagem(resposta.extra.tema, filtros);
// Caso há variação da palavra/tema, então a palavra/tema escolhido contém um ou mais termos impróprios.
if (palavraFiltrada !== resposta.extra.palavra
|| temaFiltrado !== resposta.extra.tema){
ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "PALAVRA_OU_TEMA_PROIBIDO")));
break;
}
}
// Redefinir tin (contagem de tentativas incorretas).
alterarTin(roomObj, 0);
roomObj.jpa = cliente.apelido;
// Escolher um jogador aleatório para escolher a primeira letra.
var clienteEscolhido = roomObj.gerarJogadorAleatório();
roomObj.palavra = resposta.extra.palavra.toUpperCase();
roomObj.definirPalavraLetrasQtd();
roomObj.termoVezDe = roomObj.próxItemJf === undefined ? roomObj.jf[0] : roomObj.próxItemJf();
if (roomObj.termoVezDe === roomObj.vezDe)
roomObj.termoVezDe = roomObj.próxItemJf();
roomObj.estadoTermo = "AGUARDANDO_LETRA";
// Vamos alertar todos os clientes sobre este evento.
alertarClientesEvento("EVENT_PALAVRA_ESCOLHIDA", cliente.sala, { palavra: { tamanho: resposta.extra.palavra.length, espaços: roomObj.procurar(' '), hífens: roomObj.procurar('-') }, tema: resposta.extra.tema, termoVezDe: roomObj.termoVezDe });
break;
}
case "SEND_TERM":{
// A sala está em partida?
if (roomObj.estado !== "IN_SESSION"){
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SALA_ESTADO_NÃO_EM_PARTIDA")));
break;
}
// Verificar se é a vez do cliente que enviou este pedido.
if (roomObj.termoVezDe !== cliente.apelido){
ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "AGUARDE_SUA_VEZ")));
break;
}
// Verificar termo via expressão regular.
let palavraRegexIlegal = new RegExp(vars["palavra.regex.caracteresIlegais"], 'g');
if (palavraRegexIlegal.test(resposta.extra.termo)){
ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "TERMO_INVÁLIDO", { erroDescrição: "TERMO_CARACTERES_ILEGAIS" })));
break;
}
// Verificar se o termo enviado possui termos filtrados CASO a sala tinha o filtro habilitado
if (roomObj.opções["game.filter.matureThemes.enabled"] && Util.filtrarMensagem(resposta.extra.termo, filtros) !== resposta.extra.termo){
ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "TERMO_INVÁLIDO", { erroDescrição: "TERMO_IMPRÓPRIO" })));
break;
}
// Verificar o tipo do termo enviado.
let letra = resposta.extra.term.length === 1;
let salaClientes = roomObj.clientes;
let e = Util.receberClientePorApelido(roomObj, roomObj.vezDe); // escolhedor
// O termo está vazio?
if (resposta.extra.term.replace(/ /g, "") === ""){
ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "TERMO_INVÁLIDO", { erroDescrição: "TERMO_VAZIO" })));
return;
}
// O jogador deseja pular?
if (roomObj.estadoTermo === "AGUARDANDO_TERMO" &&
resposta.extra.term === '?'){
alertarClientesEvento("EVENT_PLAYER_SKIPPED_TERM_TURN", cliente.sala, { nickname: cliente.apelido });
// Escolher outro jogador.
escolherJogadorTermo(roomObj);
return;
}
// A sala está aceitando apenas termos?
if (roomObj.estadoTermo !== "AGUARDANDO_LETRA" && letra){
// A sala não está esperando letras.
ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "TERMO_INVÁLIDO_LETRA_INESPERADA")));
break;
}
cliente.uas = Date.now();
roomObj.uas = Date.now();
resposta.extra.term = resposta.extra.term.toUpperCase();
let resultadoTermo = roomObj.processarTermo(resposta.extra.term);
let lp = resultadoTermo.letrasPreenchidas;
let r = resultadoTermo.resultado;
let tentarNovamente = false;
let dif = 0, // diferença da nova pontuação do jogador que enviou o termo
dife = 0; // diferença da nova pontuação do jogador que enviou a palavra atual
switch (r){
case "LETTER_ALREADY_CHOSEN":{
alertarClientesEvento("EVENT_TERM_CHOSEN", cliente.sala, { tipo: letra ? "LETRA" : "TERMO", termo: resposta.extra.termo, resultado: r });
tentarNovamente = true;
break;
}
case "TERM_ALREADY_CHOSEN":{
alertarClientesEvento("EVENT_TERM_CHOSEN", cliente.sala, { tipo: letra ? "LETRA" : "TERMO", termo: resposta.extra.termo, resultado: r });
tentarNovamente = true;
break;
}
case "LETTER_PRESENT":{
alertarClientesEvento("EVENT_TERMO_ESCOLHIDO", cliente.sala, { tipo: letra ? "LETRA" : "TERMO", termo: resposta.extra.termo, resultado: r, ldc: roomObj.ldc });
// Também acrescentar pontuação ao jogador.
for (let x = 0; x < lp; x++){
dif += cliente.acrescentarPontos(Pontos.EVENT_JOGADOR_LETRA_ACERTADA);
dife += e.acrescentarPontos(Pontos.EVENT_JOGADOR_SALA_LETRA_ACERTADA);
}
// Alertar os clientes da nova pontuação deste jogador.
alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_PONTUAÇÃO_ALTERADA", cliente.sala, { jogador: cliente.apelido, pontos: cliente.pontos, diferença: dif });
alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_PONTUAÇÃO_ALTERADA", cliente.sala, { jogador: e.apelido, pontos: e.pontos, diferença: dife });
break;
}
case "LETTER_NOT_PRESENT":{
alertarClientesEvento("EVENT_TERMO_ESCOLHIDO", cliente.sala, { tipo: letra ? "LETRA" : "TERMO", termo: resposta.extra.termo, resultado: r });
if (alterarTin(roomObj)) return;
break;
}
case "TERM_GUESSED":{
alertarClientesEvento("EVENT_TERMO_ESCOLHIDO", cliente.sala, { acertou: true, palavra: roomObj.palavra, resultado: r });
// Acrescentar pontos ao jogador por acertar a palavra.
// Pontos pelos campos que antes estavam vazios e pontos por acertar a palavra.
let extra = roomObj.estadoTermo === 'AGUARDANDO_LETRA'; // caso verdadeiro, dar pontos extras por acertar a palavra cedo
for (let x = 0; x < lp; x++){
dif += cliente.acrescentarPontos(extra ? Pontos.EVENT_JOGADOR_LETRA_ACERTADA_CEDO : Pontos.EVENT_JOGADOR_LETRA_ACERTADA);
dife += e.acrescentarPontos(extra ? Pontos.EVENT_JOGADOR_SALA_LETRA_ACERTADA_CEDO : Pontos.EVENT_JOGADOR_SALA_LETRA_ACERTADA);
}
dif += cliente.acrescentarPontos(Pontos.EVENT_JOGADOR_PALAVRA_ACERTADA);
dife += e.acrescentarPontos(Pontos.EVENT_JOGADOR_SALA_PALAVRA_ACERTADA);
// Alertar os clientes da nova pontuação deste jogador.
alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_PONTUAÇÃO_ALTERADA", cliente.sala, { jogador: cliente.apelido, pontos: cliente.pontos, diferença: dif });
alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_PONTUAÇÃO_ALTERADA", cliente.sala, { jogador: e.apelido, pontos: e.pontos, diferença: dife });
// Verificar se um jogador atingiu a meta de pontos.
let vencedor = roomObj.receberVencedor();
if (vencedor !== null){
// Há um vencedor; alertar os clientes na sala que houve um vencedor.
alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_VITÓRIA", cliente.sala, { jogador: vencedor.apelido });
// Encerrar esta partida.
verificarPossibilidadeDePartida(roomObj, true);
return;
}
// Escolher outro jogador para escolher a palavra.
roomObj.novaRodada();
// E vamos alertar todos os clientes sobre o jogador escolhido.
alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_ESCOLHIDO", cliente.sala, { jogador: roomObj.vezDe });
return;
}
case "TERM_NOT_GUESSED":{
alterarTin(roomObj);
// Penalizar o jogador caso ele tenha errado a palavra cedo.
if (roomObj.estadoTermo === 'AGUARDANDO_LETRA')
for (let x = 0; x < resposta.extra.termo.length; x++)
dif += cliente.acrescentarPontos(Pontos.EVENT_JOGADOR_LETRA_ERRADA_CEDO);
alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_PONTUAÇÃO_ALTERADA", cliente.sala, { jogador: cliente.apelido, pontos: cliente.pontos, diferença: dif });
alertarClientesEvento("EVENT_TERMO_ESCOLHIDO", cliente.sala, { acertou: false, palavra: resposta.extra.termo, resultado: r });
break;
}
}
escolherJogadorTermo(roomObj, tentarNovamente? cliente.apelido : undefined);
// Enviar um alerta para todos os clientes da sala.
// Não é necessário especificar o apelido do jogador. Os clientes já vão estar esperando uma resposta do cliente em questão.
/*alertarClientesEvento("EVENT_TERMO_ESCOLHIDO", cliente.sala, { tipo: letra ? "LETRA" : "TERMO", termo: resposta.extra.termo });*/
break;
}
case "KICK_PLAYER":{
// Problema #60: O cliente que enviou este pedido é o líder da sala?
if (roomObj.líder !== cliente.apelido){
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SEM_PERMISSÃO")));
return;
}
let jogador = resposta.extra.nickname;
if (jogador === undefined){
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", undefined, { motivo: "PARÂMETRO_FALTANDO"})));
break;
}
cliente.uas = Date.now();
// Encerrar conexão com o cliente alvo.
let clienteAlvo = Util.receberClientePorApelido(roomObj, jogador);
alertarClientesEvento("EVENT_PLAYER_KICKED", cliente.sala, { nickname: clienteAlvo.apelido });
// Remover o cliente da sala.
clienteAlvo.socket.terminate();
break;
}
case "BAN_PLAYER":{
// Problema #60: O cliente que enviou este pedido é o líder da sala?
if (roomObj.líder !== cliente.apelido){
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SEM_PERMISSÃO")));
return;
}
let jogador = resposta.extra.nickname;
if (jogador === undefined){
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", undefined, { motivo: "PARÂMETRO_FALTANDO" })));
break;
}
cliente.uas = Date.now();
// Encerrar conexão com o cliente alvo.
let clienteAlvo = Util.receberClientePorApelido(roomObj, jogador);
alertarClientesEvento("EVENT_PLAYER_BANNED", cliente.sala, { nickname: clienteAlvo.apelido });
// Remover o cliente da sala.
clienteAlvo.socket.terminate();
// Adicionar o cliente na lista de banidos da sala.
roomObj.banidos.push(clienteAlvo.socket.remoteAddress);
break;
}
case "UPDATE_OPTION":{
let option = resposta.extra.option,
value = resposta.extra.value,
target = resposta.extra.target;
if (option === undefined || value === undefined || target === undefined){
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", undefined, { motivo: "PARÂMETRO_FALTANDO"})));
break;
}
cliente.uas = Date.now();
// Definir opção.
if (resposta.extra.target === "CLIENT"){
cliente.opções[option] = value;
ws.send(JSON.stringify(new Query("SUCCESSFUL", "SERVER", "OPTION_UPDATED", { option: option, newValue: cliente.opções[option] })));
} else if (resposta.extra.target === "ROOM") {
// O cliente que está enviando este pedido é o líder da sala?
if (roomObj.líder !== cliente.apelido){
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SEM_PERMISSÃO")));
break;
}
// A sala já está em partida?
if (roomObj.estado === "IN_SESSION"){
ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "ROOM_IN_SESSION")));
break;
}
// Agora que verificamos que este cliente é o líder, vamos alterar a configuração da sala.
roomObj.opções[option] = value;
ws.send(JSON.stringify(new Query("SUCCESSFUL", "SERVER", "OPTION_UPDATED", { target: resposta.extra.target, option: option, newValue: roomObj.opções[option] })));
// Vamos alertar os clientes a opção alterada.
alertarClientesEvento("EVENT_ROOM_OPTION_CHANGED", cliente.sala, { option: option, value: value});
}
break;
}
case "PING":{
// Adicionar tempo para a lista de pings do cliente.
cliente.pings.push(Date.now());
ws.send(JSON.stringify(new Query("SUCCESSFUL", "SERVER", "PONG", { tempo: resposta.extra.tempo })));
break;
}
}
});
ws.on('error', erro => {
console.log(' [' + cliente.address + '] Conexão fechada devido a erro.');
// Remover o cliente da lista de clientes.
removerCliente(cliente.address);
});
ws.on('close', function(){
console.log(' [' + cliente.address + '] Conexão fechada.');
// Remover o cliente da lista de clientes.
removerCliente(cliente, 'REASON_CONNECTION_CLOSED');
});
let resposta = new Query("TEST_CON", "SERVER");
ws.send(JSON.stringify(resposta));
});
/**
* Remove um cliente da lista de clientes e da sala conectada.
* @param Cliente O objeto Cliente.
* @param string O motivo pelo qual o jogador está sendo removido.
* @since 12 de outubro de 2020, 12:51 (UTC -03:00).
*/
function removerCliente(cliente, motivo){
let sala = pesquisarSala(cliente.sala);
// Verifica se o cliente está em uma sala.
if (sala === undefined){
//cliente.socket.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SEM_SALA")));
return -1;
}
// Remover o cliente da lista de clientes.
clientes.splice(clientes.indexOf(cliente), 1);
// Verificar se este é o único cliente conectado na sala. Se este for o caso, então apagar a sala.
if (sala.clientes.length === 1){
salas.splice(salas.indexOf(sala));
return;
}
let líder = sala.líder === cliente.apelido;
if (líder) // Caso o líder sair da sala, então apagar a sala.
alertarClientesEvento('EVENT_LÍDER_SAIU', sala.sala, {});
// Este cliente está na sala?
//if (sala.clientes.indexOf(cliente.apelido) === -1)
//return;
// Alertar os clientes na sala sobre o jogador que está sendo removido caso um motivo tenha sido especificado.
alertarClientesEvento('EVENT_PLAYER_LEFT', cliente.sala, { nickname: cliente.apelido, reason: motivo });
if(líder) // Remover todos os jogadores da sala.
for (let x = sala.clientes.length; x > 0; x--)
sala.clientes[x-1].socket.terminate();
// Remover o cliente da lista de clientes da sala.
let índice = sala.clientes.indexOf(cliente);
sala.clientes.splice(índice, 1);
// Remover o jogador das filas geradas.
sala.jfr.splice(sala.jfr.indexOf(cliente.apelido), 1);
if (sala.jf !== undefined)
sala.jf.splice(sala.jf.indexOf(cliente.apelido), 1);
// Este jogador havia escolhido a palavra atual?
if (sala.clientes.length !== 1 && sala.vezDe === cliente.apelido){
// Escolher outro jogador.
sala.novaRodada();
// E vamos alertar todos os clientes sobre o jogador escolhido.
alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_ESCOLHIDO", cliente.sala, { jogador: sala.vezDe });
}
// Este jogador estava escolhendo um termo?
else if (sala.clientes.length !== 1 && sala.termoVezDe === cliente.apelido){
// Removê-lo da fila de jogadores.
for (let x = 0; x < sala.jf.length; x++)
if (sala.jf[x] === cliente.apelido){
sala.jf.splice(x, 1);
break;
}
// Escolher outro jogador.
escolherJogadorTermo(sala);
}
// Se a sala estiver pronta para iniciar uma nova partida, ela ainda continuará preparada após a saída deste cliente?
if (!líder) verificarPossibilidadeDePartida(sala);
}
/**
* Verifica a existência de uma sala.
* @param string sala O código da sala.
* @returns boolean Verdadeiro caso a sala seja existente.
* @since 12 de outubro de 2020, 13:15 (UTC -03:00).
*/
function salaExiste(sala){
for (var x = 0; x < salas.length; x++)
if (salas[x].sala === sala)
return true;
// Nenhuma sala foi encontrada no ciclo. Retornar falso.
return false;
}
/**
* Alerta todos os clientes de uma sala sobre um evento.
* @param string O ID do evento.
* @param string salaNome A sala desejada.
* @param object extra Os dados extra do evento.
* @since 12 de outubro de 2020, 13:32 (UTC -03:00).
*/
function alertarClientesEvento(evento, salaNome, extra){
// Pesquisar pela sala desejada.
let sala = pesquisarSala(salaNome);
// Cancelar alerta caso a sala não seja existente.
if (sala === undefined)
return;
let msgFiltrada = null;
let ogMsg;
if (extra !== undefined)
ogMsg = extra.mensagem;
for (let x = 0; x < sala.clientes.length; x++){
let e = extra;
if (e !== undefined)
e.mensagem = ogMsg;
if (e !== undefined && e.mensagem !== undefined){
// Evitar problemas de formatação com colchetes.
e.mensagem = e.mensagem.replace(/\[/g, "\\[")
.replace(/\]/g, "\\]");
if (sala.clientes[x].opções["chat.filter.enabled"]){
if (msgFiltrada === null) // Evitar de filtrar a mensagem caso ela já tenha sido filtrada.
msgFiltrada = Util.filtrarMensagem(e.mensagem, filtros);
e.mensagem = msgFiltrada;
}
}
sala.clientes[x].socket.send(JSON.stringify(new Query("EVENT", "SERVER", evento.substring(6), e)));
}
}
function alertarClienteEvento(evento, salaNome, extra, cliente){
// Pesquisar pela sala desejada.
let sala = pesquisarSala(salaNome);
// Cancelar alerta caso a sala não seja existente.
if (sala === undefined)
return;
for (let x = 0; x < sala.clientes.length; x++){
if (sala.clientes[x].apelido === cliente.apelido){
let mensagem = '<' + extra.apelido + '> ' + extra.mensagem;
sala.clientes[x].socket.send(JSON.stringify(new Query("EVENT", "SERVER", evento.substring(7), extra)));
break;
}
}
}
/**
* Pesquisa por uma sala com o nome desejado e retorna um objeto Room correspondente.
* @param string sala O nome da sala.
* @returns Room O objeto da sala.
* @since 12 de outubro de 2020, 19:49 (UTC -03:00).
*/
function pesquisarSala(sala){
for (var x = 0; x < salas.length; x++)
if (salas[x].sala === sala)
return salas[x];
}
/**
* Verifica se há a possibilidade de iniciar uma nova partida baseado na quantidade de clientes conectados à sala especificada. Caso exista essa possibilidade, então alterar o estado da sala e alertar todos os jogadores (incluindo o líder) sobre isso.
* @param Room sala O objeto da sala.
* @return boolean Verdadeiro caso exista a possibilidade, falso caso contrário.
* @since 14 de outubro de 2020.
*/
function verificarPossibilidadeDePartida(sala, forçar){
if (sala.estado === "IN_SESSION" && sala.clientes.length > 1 && !forçar)
return true;
// Alterar o estado da sala.
sala.estado = sala.clientes.length === 1 ? "AGUARDANDO_JOGADORES" : "AGUARDANDO_LÍDER";
// Alertar os clientes.
alertarClientesEvento("EVENT_ROOM_STATUS_CHANGED", sala.sala, { roomStatus: sala.estado });
return sala.clientes.length > 1;
}
/**
* Incrementa o tin da sala especificada e alerta a todos os clientes sobre o tin atualizado.
* @param Object sala O objeto da sala.
* @param int valor O novo valor do tin. Caso este parâmetro não esteja definido, então o tin terá seu valor incrementado por 1.
* @returns Verdadeiro caso uma nova partida tenha sido iniciada.
* @since 24 de dezembro de 2020.
*/
function alterarTin(sala, valor){
if (valor === undefined)
sala.tin++;
else
sala.tin = valor;
alertarClientesEvento("EVENT_TIN_ATUALIZADO", sala.sala, { tin: sala.tin });
// Tin máximo atingido?
if (sala.tin >= vars['room.tin.max']){
alertarClientesEvento("EVENT_TIN_MÁXIMO_ATINGIDO", sala.sala, { palavra: sala.palavra });
// Nova rodada.
// Escolher outro jogador para escolher a palavra.
sala.novaRodada();
// E vamos alertar todos os clientes sobre o jogador escolhido.
alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_ESCOLHIDO", sala.sala, { jogador: sala.vezDe });
return true;
}
}
function escolherJogadorTermo(sala, jogador){
if (jogador !== undefined)
sala.termoVezDe = jogador;
else {
// Escolher outro jogador para enviar o próximo termo.
if (sala.jf.indexOf(sala.termoVezDe) === sala.jf.length - 1)
sala.termoVezDe = null;
sala.termoVezDe = sala.próxItemJf();
if (sala.termoVezDe === sala.vezDe)
sala.termoVezDe = sala.próxItemJf();
}
let ja = sala.termoVezDe;
// É hora de descobrir a palavra inteira?
let possívelDescoberta = sala.possívelDescoberta();
if (possívelDescoberta)
sala.estadoTermo = "AGUARDANDO_TERMO";
alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_ESCOLHIDO_TERMO", sala.sala, { jogador: ja, tipo: sala.possívelDescoberta() ? "TERMO" : "LETRA" });
}
/**
* Verifica os pings enviados pelos clientes. Caso um ping recente não tenha sido enviado pelo cliente, então a sua conexão será terminada.
* @since 30 de dezembro de 2020.
*/
function verificarPings(){
for (let x = 0; x < clientes.length; x++){
let cliente = clientes[x],
pings = cliente.pings;
if (pings.length >= 10)
pings.splice(0, 1);
let delta = Date.now() - pings[pings.length - 1],
máx = vars["client.ping.time.max"];
if (delta >= máx){
console.log("[" + cliente.address + "] O cliente não enviou pings recentemente. Fechando conexão.");
cliente.socket.terminate();
}
}
}
/**
* Fecha conexões e salas inativas.
* @since 30 de dezembro de 2020.
*/
function checarInativos(){
///////////////
// Jogadores //
///////////////
for (let x = 0; x < clientes.length; x++){
if (Date.now() - clientes[x].uas >= vars["client.uas.max"]){
console.log("[" + clientes[x].endereço + "] O jogador parece estar inativo. Fechando conexão.");
// Alertar os clientes.
alertarClientesEvento("EVENT_PLAYER_KICKED_FOR_INACTIVITY", clientes[x].sala, { nickname: clientes[x].apelido });
clientes[x].socket.terminate();
}
}
///////////
// Rooms //
///////////
for (let x = 0; x < salas.length; x++)
if (Date.now() - salas[x].uas >= vars["room.uas.max"]){
console.log(salas[x].sala + ": esta sala parece estar inativa. Removendo ela.");
// Esta sala está inativa. Alertar aos clientes de que eles serão desconectados desta sala por inatividade.
alertarClientesEvento("EVENT_ROOM_INACTIVE", salas[x].sala);
// Terminar conexão com o líder, que automaticamente irá desconectar todos da sala.
Util.receberClientePorApelido(salas[x], salas[x].líder).socket.terminate();
}
}