/* Força: um (livre) clone do jogo Forca Copyright (C) 2020-2021 luca0N! This program is free software: you can redistribute it and/or modify it under the terms of the GNU General Public License as published by the Free Software Foundation, either version 3 of the License, or (at your option) any later version. This program is distributed in the hope that it will be useful, but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. See the GNU General Public License for more details. You should have received a copy of the GNU General Public License along with this program. If not, see . Entre em contato comigo por e-mail via . */ const WebSocket = require('ws'); const https = require('https'); const fs = require('fs'); const Query = require('./query.js'); const Client = require('./client.js'); const Room = require('./room.js'); const Util = require('./util.js'); const Pontos = require('./pontuação.js'); var vars = JSON.parse(fs.readFileSync('config.json', 'UTF8')).vars; var versão = "v1.1"; const server = https.createServer({ cert: fs.readFileSync('/etc/letsencrypt/live/luca0n.com/fullchain.pem'), key: fs.readFileSync('/etc/letsencrypt/live/luca0n.com/privkey.pem') }); const wss = new WebSocket.Server({ server }); server.listen(vars["server.port"]); var clientes = [], salas = []; console.log("Servidor Força, " + versão); var filtros = JSON.parse(fs.readFileSync('filtro.json', 'UTF8')); var ids = {}; ids.pings = setInterval(verificarPings, vars["misc.time.pings"]); ids.checarInativos = setInterval(checarInativos, vars["misc.time.checkAfk"]); console.log('Disponível.'); wss.on('connection', ws => { //var end = ws._socket.remoteAddress; let cliente = new Client(ws._socket.remoteAddress, undefined, ws); cliente.opções = JSON.parse(JSON.stringify(vars["client.options.default"])); // Definir opções padrão console.log('Nova conexão! Fonte: ' + cliente.address); let aguardandoEntrada = true; ws.on('message', msg => { console.log(' <' + cliente.address + '> ' + msg); try { resposta = JSON.parse(msg); } catch (e){ // A resposta enviada não está no formato JSON válido. ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "RESPOSTA_CORROMPIDA" ))); return; } if (aguardandoEntrada){ aguardandoEntrada = false; cliente.apelido = resposta.source.split('.')[1]; // Problema #2: O apelido é válido? let apelidoRegex = /[^A-Za-z0-9_]/g; if ( cliente.apelido.length < 3 // O apelido tem menos que três caracteres? || cliente.apelido.length > 16 // O apelido tem mais que 16 caracteres? || apelidoRegex.exec(cliente.apelido) !== null // O apelido contém algum caractere que não seja permitido? || Util.filtrarMensagem(cliente.apelido, filtros) != cliente.apelido // O apelido contém termos filtrados? ){ ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "NOME_ILEGAL" ))); ws.terminate(); } } let roomObj = cliente.sala !== undefined ? pesquisarSala(cliente.sala) : undefined; // Interpretar a mensagem do cliente. switch (resposta.request){ case "JOIN":{ // Entrar em uma sala ou criar ela caso inexistente. // O parâmetro extra "sala" é necessário. Caso inexistente, retornar um erro ao cliente. let room = resposta.extra.room, roomNo, adicionarCliente = false; if (room === undefined){ ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", undefined, { motivo: "PARÂMETRO_FALTANDO"}))); break; } // Problema #2: O apelido é válido? let roomRegex = /[^a-z0-9]/g; if ( room.length < 3 // O nome tem menos que três caracteres? || room.length > 8 // O nome tem mais que 16 caracteres? || roomRegex.exec(room) !== null // O nome contém algum caractere que não seja permitido? || Util.filtrarMensagem(room, filtros) != room // O nome contém termos filtrados? ){ ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "NOME_ILEGAL" ))); ws.terminate(); } // Agora que verificamos que os parâmetros necessários foram providenciados, vamos verificar a existência da sala. if (salaExiste(room)){ roomObj = pesquisarSala(room); // Encontrar a sala existente na lista de salas. for (var x = 0; x < salas.length; x++){ if (salas[x].sala === room){ //salas[x].clientes.push(cliente); roomNo = x; adicionarCliente = true; roomObj = salas[x]; break; } } // O IP do cliente está banido? if (roomObj.banido(cliente.socket.remoteAddress)){ ws.send(JSON.stringify(new Query("FATAL", "SERVER", "BANNED"))); return; } // A sala está em partida? if (roomObj.estado === "IN_SESSION"){ ws.send(JSON.stringify(new Query("FATAL", "SERVER", "ROOM_IN_SESSION"))); return; } // A sala está cheia? let limiteJogadores = vars["room.clients.max"]; if (roomObj.clientes.length >= limiteJogadores){ // A sala está cheia. Retornar um código de erro ao jogador. ws.send(JSON.stringify(new Query("FATAL", "SERVER", "ROOM_FULL"))); return; } // Gerar uma lista com os apelidos dos clientes conectados. let jogadores = []; for (let x = 0; x < roomObj.clientes.length; x++){ let jogadorApelido = roomObj.clientes[x].apelido; // Verificar se já existe um usuário com o mesmo apelido na sala. if (jogadorApelido === cliente.apelido){ // Alertar o cliente. ws.send(JSON.stringify(new Query("FATAL", "SERVER", "NICKNAME_IN_USE"))); // Fechar a conexão. ws.terminate(); return; } jogadores.push(jogadorApelido); } // Retornar um código de sucesso ao cliente, incluindo a lista de jogadores conectados, estado e o líder da sala. ws.send(JSON.stringify(new Query("SUCCESSFUL", "SERVER", "ROOM_EXISTS", { options: roomObj.opções, leader: roomObj.líder, roomStatus: roomObj.estado, players: jogadores }))); } else { // A sala não existe. Vamos criar ela e adicionar o usuário nela. // salas.push(new Room(sala, [cliente])); // Retornar um código de sucesso ao cliente. ws.send(JSON.stringify(new Query("SUCCESSFUL", "SERVER", "ROOM_CREATED"))); } cliente.sala = room; clientes.push(cliente); if (roomObj !== undefined){ salas[roomNo].clientes.push(cliente); roomObj = salas[roomNo]; } else { let salaNova = new Room(room, [cliente], undefined, undefined, JSON.parse(JSON.stringify(vars["room.options.default"]))); salaNova.pontuaçãoMeta = vars['room.score.target']; salas.push(salaNova); roomObj = salaNova; } console.log(' [' + cliente.address + '] Conexão estabelecida.'); // Alertar todos os jogadores sobre a entrada do jogador. alertarClientesEvento('EVENT_PLAYER_JOINED', room, { apelido:cliente.apelido }); if (roomObj !== undefined) // A sala possui a quantidade suficiente de jogadores para iniciar? verificarPossibilidadeDePartida(roomObj); break; } case "ENVIAR_MENSAGEM":{ // Verificar se a mensagem desejada foi providenciada pelo cliente. if (resposta.extra.mensagem === undefined){ // A mensagem não foi providenciada pelo cliente. Retornar uma resposta de erro para o cliente. ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "PARAMETRO_FALTANDO"))); return; } // Verificar se a mensagem excede o limite de caracteres proposto pelo cliente. if (resposta.extra.mensagem.length > 128) { // Cancelar este pedido e retornar uma mensagem de erro para o cliente. ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "MENSAGEM_MUITO_LONGA"))); return; } cliente.uas = Date.now(); var mensagem = '<' + cliente.apelido + '> ' + resposta.extra.mensagem; // Enviar a mensagem para todos os clientes. alertarClientesEvento('EVENT_PLAYER_MESSAGE', cliente.sala, { apelido: cliente.apelido, mensagem: mensagem }); break; } case "START_MATCH":{ // O cliente que está tentando iniciar a partida é do líder? if (roomObj.líder !== cliente.apelido){ // Este cliente não é do líder da sala. Retornar um erro ao cliente e cancelar a tarefa. ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SEM_PERMISSÃO"))); break; } // A sala já está em partida? if (roomObj.estado === "IN_SESSION"){ ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "IN_SESSION"))); break; } cliente.uas = Date.now(); roomObj.uas = Date.now(); // Agora que verificamos que o cliente é do líder da sala, vamos enviar a todos os usuários um evento alertando sobre o início da partida. roomObj.novaPartida(); alertarClientesEvento("EVENT_ROOM_STATUS_CHANGED", cliente.sala, { roomStatus: roomObj.estado }); // E vamos alertar todos os clientes sobre o jogador escolhido. alertarClientesEvento("EVENT_PLAYER_CHOSEN", cliente.sala, { nickname: roomObj.vezDe }); break; } case "ESCOLHER_PALAVRA":{ // A sala está em partida? if (roomObj.estado !== "IN_SESSION"){ ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SALA_ESTADO_NÃO_EM_PARTIDA"))); break; } // Verificar se é realmente a vez do cliente que enviou este pedido. if (roomObj.vezDe !== cliente.apelido){ // Não é a vez deste cliente! ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SEM_PERMISSÃO"))); break; } // Certo, é a vez deste cliente. // A palavra enviada está vazia? if (resposta.extra.palavra.replace(/ /g, "") === ""){ ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "PALAVRA_OU_TEMA_PROIBIDO"))); return; } // Verificar tamanho da palavra. if (resposta.extra.palavra.length < vars["game.term.size.min"] || resposta.extra.palavra.length > vars["game.term.size.max"]){ ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "TERMO_INVÁLIDO", { erroDescrição: "PALAVRA_TAMANHO_INVÁLIDO" }))); return; } // Verificar tamanho do tema. if (resposta.extra.tema.length < vars["game.theme.size.min"] || resposta.extra.tema.length > vars["game.theme.size.max"]){ ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "PALAVRA_OU_TEMA_PROIBIDO", { erroDescrição: "TEMA_TAMANHO_INVÁLIDO" }))); return; } // Verificar palavra via expressão regular. let palavraRegexIlegal = new RegExp(vars["palavra.regex.caracteresIlegais"], 'g'); if (palavraRegexIlegal.test(resposta.extra.palavra)){ ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "PALAVRA_OU_TEMA_PROIBIDO", { erroDescrição: "PALAVRA_CARACTERES_ILEGAIS" }))); return; } cliente.uas = Date.now(); roomObj.uas = Date.now(); // A sala está com o filtro de temas adultos habilitado? if (roomObj.opções["game.filter.matureThemes.enabled"]){ // Verificar se esta palavra está filtrada. let palavraFiltrada = Util.filtrarMensagem(resposta.extra.palavra, filtros); let temaFiltrado = Util.filtrarMensagem(resposta.extra.tema, filtros); // Caso há variação da palavra/tema, então a palavra/tema escolhido contém um ou mais termos impróprios. if (palavraFiltrada !== resposta.extra.palavra || temaFiltrado !== resposta.extra.tema){ ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "PALAVRA_OU_TEMA_PROIBIDO"))); break; } } // Redefinir tin (contagem de tentativas incorretas). alterarTin(roomObj, 0); roomObj.jpa = cliente.apelido; // Escolher um jogador aleatório para escolher a primeira letra. var clienteEscolhido = roomObj.gerarJogadorAleatório(); roomObj.palavra = resposta.extra.palavra.toUpperCase(); roomObj.definirPalavraLetrasQtd(); roomObj.termoVezDe = roomObj.próxItemJf === undefined ? roomObj.jf[0] : roomObj.próxItemJf(); if (roomObj.termoVezDe === roomObj.vezDe) roomObj.termoVezDe = roomObj.próxItemJf(); roomObj.estadoTermo = "AGUARDANDO_LETRA"; // Vamos alertar todos os clientes sobre este evento. alertarClientesEvento("EVENT_PALAVRA_ESCOLHIDA", cliente.sala, { palavra: { tamanho: resposta.extra.palavra.length, espaços: roomObj.procurar(' '), hífens: roomObj.procurar('-') }, tema: resposta.extra.tema, termoVezDe: roomObj.termoVezDe }); break; } case "SEND_TERM":{ // A sala está em partida? if (roomObj.estado !== "IN_SESSION"){ ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SALA_ESTADO_NÃO_EM_PARTIDA"))); break; } // Verificar se é a vez do cliente que enviou este pedido. if (roomObj.termoVezDe !== cliente.apelido){ ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "AGUARDE_SUA_VEZ"))); break; } // Verificar termo via expressão regular. let palavraRegexIlegal = new RegExp(vars["palavra.regex.caracteresIlegais"], 'g'); if (palavraRegexIlegal.test(resposta.extra.termo)){ ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "TERMO_INVÁLIDO", { erroDescrição: "TERMO_CARACTERES_ILEGAIS" }))); break; } // Verificar se o termo enviado possui termos filtrados CASO a sala tinha o filtro habilitado if (roomObj.opções["game.filter.matureThemes.enabled"] && Util.filtrarMensagem(resposta.extra.termo, filtros) !== resposta.extra.termo){ ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "TERMO_INVÁLIDO", { erroDescrição: "TERMO_IMPRÓPRIO" }))); break; } // Verificar o tipo do termo enviado. let letra = resposta.extra.term.length === 1; let salaClientes = roomObj.clientes; let e = Util.receberClientePorApelido(roomObj, roomObj.vezDe); // escolhedor // O termo está vazio? if (resposta.extra.term.replace(/ /g, "") === ""){ ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "TERMO_INVÁLIDO", { erroDescrição: "TERMO_VAZIO" }))); return; } // O jogador deseja pular? if (roomObj.estadoTermo === "AGUARDANDO_TERMO" && resposta.extra.term === '?'){ alertarClientesEvento("EVENT_PLAYER_SKIPPED_TERM_TURN", cliente.sala, { nickname: cliente.apelido }); // Escolher outro jogador. escolherJogadorTermo(roomObj); return; } // A sala está aceitando apenas termos? if (roomObj.estadoTermo !== "AGUARDANDO_LETRA" && letra){ // A sala não está esperando letras. ws.send(JSON.stringify(new Query("PEDIDO_CANCELADO", "SERVER", "TERMO_INVÁLIDO_LETRA_INESPERADA"))); break; } cliente.uas = Date.now(); roomObj.uas = Date.now(); resposta.extra.term = resposta.extra.term.toUpperCase(); let resultadoTermo = roomObj.processarTermo(resposta.extra.term); let lp = resultadoTermo.letrasPreenchidas; let r = resultadoTermo.resultado; let tentarNovamente = false; let dif = 0, // diferença da nova pontuação do jogador que enviou o termo dife = 0; // diferença da nova pontuação do jogador que enviou a palavra atual switch (r){ case "LETTER_ALREADY_CHOSEN":{ alertarClientesEvento("EVENT_TERM_CHOSEN", cliente.sala, { tipo: letra ? "LETRA" : "TERMO", termo: resposta.extra.termo, resultado: r }); tentarNovamente = true; break; } case "TERM_ALREADY_CHOSEN":{ alertarClientesEvento("EVENT_TERM_CHOSEN", cliente.sala, { tipo: letra ? "LETRA" : "TERMO", termo: resposta.extra.termo, resultado: r }); tentarNovamente = true; break; } case "LETTER_PRESENT":{ alertarClientesEvento("EVENT_TERMO_ESCOLHIDO", cliente.sala, { tipo: letra ? "LETRA" : "TERMO", termo: resposta.extra.termo, resultado: r, ldc: roomObj.ldc }); // Também acrescentar pontuação ao jogador. for (let x = 0; x < lp; x++){ dif += cliente.acrescentarPontos(Pontos.EVENT_JOGADOR_LETRA_ACERTADA); dife += e.acrescentarPontos(Pontos.EVENT_JOGADOR_SALA_LETRA_ACERTADA); } // Alertar os clientes da nova pontuação deste jogador. alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_PONTUAÇÃO_ALTERADA", cliente.sala, { jogador: cliente.apelido, pontos: cliente.pontos, diferença: dif }); alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_PONTUAÇÃO_ALTERADA", cliente.sala, { jogador: e.apelido, pontos: e.pontos, diferença: dife }); break; } case "LETTER_NOT_PRESENT":{ alertarClientesEvento("EVENT_TERMO_ESCOLHIDO", cliente.sala, { tipo: letra ? "LETRA" : "TERMO", termo: resposta.extra.termo, resultado: r }); if (alterarTin(roomObj)) return; break; } case "TERM_GUESSED":{ alertarClientesEvento("EVENT_TERMO_ESCOLHIDO", cliente.sala, { acertou: true, palavra: roomObj.palavra, resultado: r }); // Acrescentar pontos ao jogador por acertar a palavra. // Pontos pelos campos que antes estavam vazios e pontos por acertar a palavra. let extra = roomObj.estadoTermo === 'AGUARDANDO_LETRA'; // caso verdadeiro, dar pontos extras por acertar a palavra cedo for (let x = 0; x < lp; x++){ dif += cliente.acrescentarPontos(extra ? Pontos.EVENT_JOGADOR_LETRA_ACERTADA_CEDO : Pontos.EVENT_JOGADOR_LETRA_ACERTADA); dife += e.acrescentarPontos(extra ? Pontos.EVENT_JOGADOR_SALA_LETRA_ACERTADA_CEDO : Pontos.EVENT_JOGADOR_SALA_LETRA_ACERTADA); } dif += cliente.acrescentarPontos(Pontos.EVENT_JOGADOR_PALAVRA_ACERTADA); dife += e.acrescentarPontos(Pontos.EVENT_JOGADOR_SALA_PALAVRA_ACERTADA); // Alertar os clientes da nova pontuação deste jogador. alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_PONTUAÇÃO_ALTERADA", cliente.sala, { jogador: cliente.apelido, pontos: cliente.pontos, diferença: dif }); alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_PONTUAÇÃO_ALTERADA", cliente.sala, { jogador: e.apelido, pontos: e.pontos, diferença: dife }); // Verificar se um jogador atingiu a meta de pontos. let vencedor = roomObj.receberVencedor(); if (vencedor !== null){ // Há um vencedor; alertar os clientes na sala que houve um vencedor. alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_VITÓRIA", cliente.sala, { jogador: vencedor.apelido }); // Encerrar esta partida. verificarPossibilidadeDePartida(roomObj, true); return; } // Escolher outro jogador para escolher a palavra. roomObj.novaRodada(); // E vamos alertar todos os clientes sobre o jogador escolhido. alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_ESCOLHIDO", cliente.sala, { jogador: roomObj.vezDe }); return; } case "TERM_NOT_GUESSED":{ alterarTin(roomObj); // Penalizar o jogador caso ele tenha errado a palavra cedo. if (roomObj.estadoTermo === 'AGUARDANDO_LETRA') for (let x = 0; x < resposta.extra.termo.length; x++) dif += cliente.acrescentarPontos(Pontos.EVENT_JOGADOR_LETRA_ERRADA_CEDO); alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_PONTUAÇÃO_ALTERADA", cliente.sala, { jogador: cliente.apelido, pontos: cliente.pontos, diferença: dif }); alertarClientesEvento("EVENT_TERMO_ESCOLHIDO", cliente.sala, { acertou: false, palavra: resposta.extra.termo, resultado: r }); break; } } escolherJogadorTermo(roomObj, tentarNovamente? cliente.apelido : undefined); // Enviar um alerta para todos os clientes da sala. // Não é necessário especificar o apelido do jogador. Os clientes já vão estar esperando uma resposta do cliente em questão. /*alertarClientesEvento("EVENT_TERMO_ESCOLHIDO", cliente.sala, { tipo: letra ? "LETRA" : "TERMO", termo: resposta.extra.termo });*/ break; } case "KICK_PLAYER":{ // Problema #60: O cliente que enviou este pedido é o líder da sala? if (roomObj.líder !== cliente.apelido){ ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SEM_PERMISSÃO"))); return; } let jogador = resposta.extra.nickname; if (jogador === undefined){ ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", undefined, { motivo: "PARÂMETRO_FALTANDO"}))); break; } cliente.uas = Date.now(); // Encerrar conexão com o cliente alvo. let clienteAlvo = Util.receberClientePorApelido(roomObj, jogador); alertarClientesEvento("EVENT_PLAYER_KICKED", cliente.sala, { nickname: clienteAlvo.apelido }); // Remover o cliente da sala. clienteAlvo.socket.terminate(); break; } case "BAN_PLAYER":{ // Problema #60: O cliente que enviou este pedido é o líder da sala? if (roomObj.líder !== cliente.apelido){ ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SEM_PERMISSÃO"))); return; } let jogador = resposta.extra.nickname; if (jogador === undefined){ ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", undefined, { motivo: "PARÂMETRO_FALTANDO" }))); break; } cliente.uas = Date.now(); // Encerrar conexão com o cliente alvo. let clienteAlvo = Util.receberClientePorApelido(roomObj, jogador); alertarClientesEvento("EVENT_PLAYER_BANNED", cliente.sala, { nickname: clienteAlvo.apelido }); // Remover o cliente da sala. clienteAlvo.socket.terminate(); // Adicionar o cliente na lista de banidos da sala. roomObj.banidos.push(clienteAlvo.socket.remoteAddress); break; } case "UPDATE_OPTION":{ let option = resposta.extra.option, value = resposta.extra.value, target = resposta.extra.target; if (option === undefined || value === undefined || target === undefined){ ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", undefined, { motivo: "PARÂMETRO_FALTANDO"}))); break; } cliente.uas = Date.now(); // Definir opção. if (resposta.extra.target === "CLIENT"){ cliente.opções[option] = value; ws.send(JSON.stringify(new Query("SUCCESSFUL", "SERVER", "OPTION_UPDATED", { option: option, newValue: cliente.opções[option] }))); } else if (resposta.extra.target === "ROOM") { // O cliente que está enviando este pedido é o líder da sala? if (roomObj.líder !== cliente.apelido){ ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SEM_PERMISSÃO"))); break; } // A sala já está em partida? if (roomObj.estado === "IN_SESSION"){ ws.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "ROOM_IN_SESSION"))); break; } // Agora que verificamos que este cliente é o líder, vamos alterar a configuração da sala. roomObj.opções[option] = value; ws.send(JSON.stringify(new Query("SUCCESSFUL", "SERVER", "OPTION_UPDATED", { target: resposta.extra.target, option: option, newValue: roomObj.opções[option] }))); // Vamos alertar os clientes a opção alterada. alertarClientesEvento("EVENT_ROOM_OPTION_CHANGED", cliente.sala, { option: option, value: value}); } break; } case "PING":{ // Adicionar tempo para a lista de pings do cliente. cliente.pings.push(Date.now()); ws.send(JSON.stringify(new Query("SUCCESSFUL", "SERVER", "PONG", { tempo: resposta.extra.tempo }))); break; } } }); ws.on('error', erro => { console.log(' [' + cliente.address + '] Conexão fechada devido a erro.'); // Remover o cliente da lista de clientes. removerCliente(cliente.address); }); ws.on('close', function(){ console.log(' [' + cliente.address + '] Conexão fechada.'); // Remover o cliente da lista de clientes. removerCliente(cliente, 'REASON_CONNECTION_CLOSED'); }); let resposta = new Query("TEST_CON", "SERVER"); ws.send(JSON.stringify(resposta)); }); /** * Remove um cliente da lista de clientes e da sala conectada. * @param Cliente O objeto Cliente. * @param string O motivo pelo qual o jogador está sendo removido. * @since 12 de outubro de 2020, 12:51 (UTC -03:00). */ function removerCliente(cliente, motivo){ let sala = pesquisarSala(cliente.sala); // Verifica se o cliente está em uma sala. if (sala === undefined){ //cliente.socket.send(JSON.stringify(new Query("ERRO", "SERVER", "SEM_SALA"))); return -1; } // Remover o cliente da lista de clientes. clientes.splice(clientes.indexOf(cliente), 1); // Verificar se este é o único cliente conectado na sala. Se este for o caso, então apagar a sala. if (sala.clientes.length === 1){ salas.splice(salas.indexOf(sala)); return; } let líder = sala.líder === cliente.apelido; if (líder) // Caso o líder sair da sala, então apagar a sala. alertarClientesEvento('EVENT_LÍDER_SAIU', sala.sala, {}); // Este cliente está na sala? //if (sala.clientes.indexOf(cliente.apelido) === -1) //return; // Alertar os clientes na sala sobre o jogador que está sendo removido caso um motivo tenha sido especificado. alertarClientesEvento('EVENT_PLAYER_LEFT', cliente.sala, { nickname: cliente.apelido, reason: motivo }); if(líder) // Remover todos os jogadores da sala. for (let x = sala.clientes.length; x > 0; x--) sala.clientes[x-1].socket.terminate(); // Remover o cliente da lista de clientes da sala. let índice = sala.clientes.indexOf(cliente); sala.clientes.splice(índice, 1); // Remover o jogador das filas geradas. sala.jfr.splice(sala.jfr.indexOf(cliente.apelido), 1); if (sala.jf !== undefined) sala.jf.splice(sala.jf.indexOf(cliente.apelido), 1); // Este jogador havia escolhido a palavra atual? if (sala.clientes.length !== 1 && sala.vezDe === cliente.apelido){ // Escolher outro jogador. sala.novaRodada(); // E vamos alertar todos os clientes sobre o jogador escolhido. alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_ESCOLHIDO", cliente.sala, { jogador: sala.vezDe }); } // Este jogador estava escolhendo um termo? else if (sala.clientes.length !== 1 && sala.termoVezDe === cliente.apelido){ // Removê-lo da fila de jogadores. for (let x = 0; x < sala.jf.length; x++) if (sala.jf[x] === cliente.apelido){ sala.jf.splice(x, 1); break; } // Escolher outro jogador. escolherJogadorTermo(sala); } // Se a sala estiver pronta para iniciar uma nova partida, ela ainda continuará preparada após a saída deste cliente? if (!líder) verificarPossibilidadeDePartida(sala); } /** * Verifica a existência de uma sala. * @param string sala O código da sala. * @returns boolean Verdadeiro caso a sala seja existente. * @since 12 de outubro de 2020, 13:15 (UTC -03:00). */ function salaExiste(sala){ for (var x = 0; x < salas.length; x++) if (salas[x].sala === sala) return true; // Nenhuma sala foi encontrada no ciclo. Retornar falso. return false; } /** * Alerta todos os clientes de uma sala sobre um evento. * @param string O ID do evento. * @param string salaNome A sala desejada. * @param object extra Os dados extra do evento. * @since 12 de outubro de 2020, 13:32 (UTC -03:00). */ function alertarClientesEvento(evento, salaNome, extra){ // Pesquisar pela sala desejada. let sala = pesquisarSala(salaNome); // Cancelar alerta caso a sala não seja existente. if (sala === undefined) return; let msgFiltrada = null; let ogMsg; if (extra !== undefined) ogMsg = extra.mensagem; for (let x = 0; x < sala.clientes.length; x++){ let e = extra; if (e !== undefined) e.mensagem = ogMsg; if (e !== undefined && e.mensagem !== undefined){ // Evitar problemas de formatação com colchetes. e.mensagem = e.mensagem.replace(/\[/g, "\\[") .replace(/\]/g, "\\]"); if (sala.clientes[x].opções["chat.filter.enabled"]){ if (msgFiltrada === null) // Evitar de filtrar a mensagem caso ela já tenha sido filtrada. msgFiltrada = Util.filtrarMensagem(e.mensagem, filtros); e.mensagem = msgFiltrada; } } sala.clientes[x].socket.send(JSON.stringify(new Query("EVENT", "SERVER", evento.substring(6), e))); } } function alertarClienteEvento(evento, salaNome, extra, cliente){ // Pesquisar pela sala desejada. let sala = pesquisarSala(salaNome); // Cancelar alerta caso a sala não seja existente. if (sala === undefined) return; for (let x = 0; x < sala.clientes.length; x++){ if (sala.clientes[x].apelido === cliente.apelido){ let mensagem = '<' + extra.apelido + '> ' + extra.mensagem; sala.clientes[x].socket.send(JSON.stringify(new Query("EVENT", "SERVER", evento.substring(7), extra))); break; } } } /** * Pesquisa por uma sala com o nome desejado e retorna um objeto Room correspondente. * @param string sala O nome da sala. * @returns Room O objeto da sala. * @since 12 de outubro de 2020, 19:49 (UTC -03:00). */ function pesquisarSala(sala){ for (var x = 0; x < salas.length; x++) if (salas[x].sala === sala) return salas[x]; } /** * Verifica se há a possibilidade de iniciar uma nova partida baseado na quantidade de clientes conectados à sala especificada. Caso exista essa possibilidade, então alterar o estado da sala e alertar todos os jogadores (incluindo o líder) sobre isso. * @param Room sala O objeto da sala. * @return boolean Verdadeiro caso exista a possibilidade, falso caso contrário. * @since 14 de outubro de 2020. */ function verificarPossibilidadeDePartida(sala, forçar){ if (sala.estado === "IN_SESSION" && sala.clientes.length > 1 && !forçar) return true; // Alterar o estado da sala. sala.estado = sala.clientes.length === 1 ? "AGUARDANDO_JOGADORES" : "AGUARDANDO_LÍDER"; // Alertar os clientes. alertarClientesEvento("EVENT_ROOM_STATUS_CHANGED", sala.sala, { roomStatus: sala.estado }); return sala.clientes.length > 1; } /** * Incrementa o tin da sala especificada e alerta a todos os clientes sobre o tin atualizado. * @param Object sala O objeto da sala. * @param int valor O novo valor do tin. Caso este parâmetro não esteja definido, então o tin terá seu valor incrementado por 1. * @returns Verdadeiro caso uma nova partida tenha sido iniciada. * @since 24 de dezembro de 2020. */ function alterarTin(sala, valor){ if (valor === undefined) sala.tin++; else sala.tin = valor; alertarClientesEvento("EVENT_TIN_ATUALIZADO", sala.sala, { tin: sala.tin }); // Tin máximo atingido? if (sala.tin >= vars['room.tin.max']){ alertarClientesEvento("EVENT_TIN_MÁXIMO_ATINGIDO", sala.sala, { palavra: sala.palavra }); // Nova rodada. // Escolher outro jogador para escolher a palavra. sala.novaRodada(); // E vamos alertar todos os clientes sobre o jogador escolhido. alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_ESCOLHIDO", sala.sala, { jogador: sala.vezDe }); return true; } } function escolherJogadorTermo(sala, jogador){ if (jogador !== undefined) sala.termoVezDe = jogador; else { // Escolher outro jogador para enviar o próximo termo. if (sala.jf.indexOf(sala.termoVezDe) === sala.jf.length - 1) sala.termoVezDe = null; sala.termoVezDe = sala.próxItemJf(); if (sala.termoVezDe === sala.vezDe) sala.termoVezDe = sala.próxItemJf(); } let ja = sala.termoVezDe; // É hora de descobrir a palavra inteira? let possívelDescoberta = sala.possívelDescoberta(); if (possívelDescoberta) sala.estadoTermo = "AGUARDANDO_TERMO"; alertarClientesEvento("EVENT_JOGADOR_ESCOLHIDO_TERMO", sala.sala, { jogador: ja, tipo: sala.possívelDescoberta() ? "TERMO" : "LETRA" }); } /** * Verifica os pings enviados pelos clientes. Caso um ping recente não tenha sido enviado pelo cliente, então a sua conexão será terminada. * @since 30 de dezembro de 2020. */ function verificarPings(){ for (let x = 0; x < clientes.length; x++){ let cliente = clientes[x], pings = cliente.pings; if (pings.length >= 10) pings.splice(0, 1); let delta = Date.now() - pings[pings.length - 1], máx = vars["client.ping.time.max"]; if (delta >= máx){ console.log("[" + cliente.address + "] O cliente não enviou pings recentemente. Fechando conexão."); cliente.socket.terminate(); } } } /** * Fecha conexões e salas inativas. * @since 30 de dezembro de 2020. */ function checarInativos(){ /////////////// // Jogadores // /////////////// for (let x = 0; x < clientes.length; x++){ if (Date.now() - clientes[x].uas >= vars["client.uas.max"]){ console.log("[" + clientes[x].endereço + "] O jogador parece estar inativo. Fechando conexão."); // Alertar os clientes. alertarClientesEvento("EVENT_PLAYER_KICKED_FOR_INACTIVITY", clientes[x].sala, { nickname: clientes[x].apelido }); clientes[x].socket.terminate(); } } /////////// // Rooms // /////////// for (let x = 0; x < salas.length; x++) if (Date.now() - salas[x].uas >= vars["room.uas.max"]){ console.log(salas[x].sala + ": esta sala parece estar inativa. Removendo ela."); // Esta sala está inativa. Alertar aos clientes de que eles serão desconectados desta sala por inatividade. alertarClientesEvento("EVENT_ROOM_INACTIVE", salas[x].sala); // Terminar conexão com o líder, que automaticamente irá desconectar todos da sala. Util.receberClientePorApelido(salas[x], salas[x].líder).socket.terminate(); } }